Quanto o sistema educacional brasileiro foi influenciado por Paulo Freire?

Bullying

Bullying Moral

Em continuidade a série Simplificando o Bullying, falaremos hoje sobre o Bullying Moral.

Caracterização

Tem por característica a ação constante de um autor ou grupo no intuito de humilhar, caluniar ou difamar um alvo. Por vezes imitando ou usando trejeitos próprio do alvo, o autor busca desestabilizar o emocional dele. Devido a este fato, a prática torna-se preocupante por gerar angústia, ansiedade ou depressão.

Como ocorre?

O bullying moral não envolve a força física. Ele ocorre por meio de agressões verbais, como referir-se ao biótipo físico do alvo, fazer alusões a sua cor da pele, questionar sua capacidade intelectual, criar juízo de valor sobre sua orientação sexual, rir quando ele não consegue desempenhar uma tarefa, entre outros temas que envolvam a moralidade do alvo.

Como identificar?

Geralmente, as pessoas que sofrem com esta prática de bullying são ridicularizadas, tem seu modo de vida caricaturado por imitações ou desenhos que o cause constrangimento. Por vezes, o alvo se encontra isolado e demonstra características de ansiedade e depressão. Portanto, é fundamental estar ciente dessas interações e entender quais significados elas tem, para que não ocorra sem a percepção de um responsável.

About author

Gustavo é graduado em Gestão Comercial, com pós-graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica e pós-graduação em Gestão Escolar, todas as graduações pela Universidade Positivo do Paraná. É CEO da Icapiedu. Plataforma gamificada que utiliza de uma metodologia socioemocional para realizar diagnósticos nas escolas e fortalecer o protagonismo dos alunos que sofrem com o bullying no ambiente escolar. Por fim, é um entusiasta por uma educação nacional de qualidade e com a cara do Brasil.
Postagens relacionadas
Bullying

Cyberbullying

Bullying

Bullying Familiar

Bullying

Bullying Preconceituoso

Bullying

Bullying Sexual

Inscreva-se em nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a pena ler...
Simplificando o Bullying
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?