Quanto o sistema educacional brasileiro foi influenciado por Paulo Freire?

Bullying

Bullying Preconceituoso

Em continuidade a série Simplificando o Bullying, falaremos hoje sobre o Bullying Preconceituoso.

Caracterização

Tem por característica o comportamento radical diante a uma série de preconceitos que ocorrem na sociedade atual. Neste tipo de prática o autor subjuga um alvo devido a sua etnia, cor, sexualidade, orientação sexual, alguma característica física ou classe social. Esses atos são fundamentados no desrespeito e intolerância ao que é diferente.

Como ocorre? 

Ocorre quando um autor identifica em um alvo alguma característica que possa subjuga-lo sob seu próprio preconceito. Geralmente são seguidos de xingamentos ou apelidos, que por fim, acabam reforçando estereótipos e fatores de diferenciação.

Como identificar?

Por vezes, esta prática de bullying ocorre de maneira branda e passa a ser aceita na sociedade, como apelidos de “neguinho”, “gordinho”, “magrela”, entre outros. Porém, identificar apelidos ou xingamentos que ofendam questões de gênero, questões raciais, características físicas ou quanto a localização onde mora, deve ser o primeiro passo para compreender e contextualizar esses mesmos apelidos.

 

 

 

 

About author

Gustavo é graduado em Gestão Comercial, com pós-graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica e pós-graduação em Gestão Escolar, todas as graduações pela Universidade Positivo do Paraná. É CEO da Icapiedu. Plataforma gamificada que utiliza de uma metodologia socioemocional para realizar diagnósticos nas escolas e fortalecer o protagonismo dos alunos que sofrem com o bullying no ambiente escolar. Por fim, é um entusiasta por uma educação nacional de qualidade e com a cara do Brasil.
Postagens relacionadas
Bullying

Cyberbullying

Bullying

Bullying Familiar

Bullying

Bullying Moral

Bullying

Bullying Sexual

Inscreva-se em nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a pena ler...
Simplificando o Bullying
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?