Ícone do site Bossa Nova Educação

Bullying Psicológico

Hoje, na série Simplificando o Bullying, abordaremos o Bullying Psicológico.

Caracterização

O bullying psicológico tem por característica a insistência repetitiva de um autor em ameaçar ou intimidar um alvo. Essas intimidações podem ser por meio de chantagens ou ameaça de violência física. Portanto, esta prática de bullying é constante e tem por característica a utilização do medo como instrumento de poder.

Como ocorre?

Ele pode ocorrer de duas maneiras: Pelas chantagens de um ou mais autores à um alvo, ou pela necessidade do alvo em ser aceito pelo grupo. Isso pode ocorrer quando o alvo é obrigado a dividir um lanche ou ter que fazer algo desagradável a seu gosto, sob pena de violência física ou ser vitima de boatos e difamações. Os motivos que levam ao autor praticar a ameaça, geralmente são os mesmos encontrados no bullying social, como maneira de se vestir, de se portar perante aos outros, parecer mais infantil. Mas também encontra outros motivos mais relevantes e preocupantes, como etnia, cor da pele, opção religiosa, classe social, entre outros. Por essa prática de bullying ser psicológica, acaba por ser o grande causador de transtornos psicológicos como depressão, ansiedade e dificuldade de auto aceitação.

Como identificar?

Por ser na grande maioria das vezes longe dos olhos de educadores, não envolver confronto físico e ser por meio de chantagens ou intimidações pessoais, acaba que esta prática seja quase invisível para educadores e responsáveis. Para identificar, é necessário exercer uma rotina de conversar com a criança, para que com o tempo, possa identificar possíveis chantagens ou ameaças que ela sofra. Outra maneira, é perceber o auto isolamento e identificar qual motivo levou a esse comportamento.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

 

Sair da versão mobile