Quanto o sistema educacional brasileiro foi influenciado por Paulo Freire?

Bullying

Bullying Verbal

Em continuação a série sobre Bullying, hoje abordaremos o Bullying Verbal.

Caracterização

O bullying verbal tem por características as ofensas, xingamentos, provocações ou apelidos pejorativos, que tornam-se repetitivas e constantes. É o bullying através das palavras de um autor, que magoam, entristecem ou irritam um alvo, sejam elas escritas ou faladas. Também é a praticada de bullying com mais registros, sendo o mais frequente nas escolas. Portanto, as agressões verbais repetidas sempre contra um mesmo alvo, que visam humilhar e depreciar a pessoa, caracteriza-se por um bullying verbal.     

 

Como ocorre?

Geralmente ocorre quando um autor identifica alguma característica de um alvo, seja ela física ou não, e passa a mencionar essa característica de forma depreciativa. Com o objetivo de humilhar, irritar, magoar, desqualificar e entristecer a pessoa. Na pesquisa realizada pela FEBRABAN/IPESPE deste ano, percebemos que os principais aspectos que são alvos de bullying na sociedade atual, são a cor ou etnia (32%), orientação sexual (24%) e aspectos físicos e padrões de beleza (15%). Essas provocações não ocorrem somente através da fala, mas também são encontradas em mensagens ofensivas escritas em quadros, cadernos ou pichações.

Como posso identificar? 

Certamente, o bullying verbal é mais difícil de se notar do que o bullying físico. Por vezes, essa praticada de bullying é escondida pelo anonimato do autor e geralmente ocorre longe da visão de um adulto. Porém as mudanças de hábitos, o isolamento social e a tentativa de esconder alguma característica, seja ela física ou não, podem ser sinais dessa pratica.

Também é importante perceber os “apelidos” que surgem diante a turma e buscar suas origens, para melhor entender o motivo dessa acunha. Por ser uma pratica muito comum, alguns adultos entendem que isso não seja relevante as crianças, esquecendo de seus efeitos psicológicos.

Assine nossa newsletter para não perder os próximos posts!

About author

Gustavo é graduado em Gestão Comercial, com pós-graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica e pós-graduação em Gestão Escolar, todas as graduações pela Universidade Positivo do Paraná. É CEO da Icapiedu. Plataforma gamificada que utiliza de uma metodologia socioemocional para realizar diagnósticos nas escolas e fortalecer o protagonismo dos alunos que sofrem com o bullying no ambiente escolar. Por fim, é um entusiasta por uma educação nacional de qualidade e com a cara do Brasil.
Postagens relacionadas
Bullying

Cyberbullying

Bullying

Bullying Familiar

Bullying

Bullying Preconceituoso

Bullying

Bullying Moral

Inscreva-se em nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a pena ler...
Bullying Físico
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?