Quanto o sistema educacional brasileiro foi influenciado por Paulo Freire?

Gestão Escolar

Estrutura organizacional escolar

A estrutura organizacional de uma instituição de ensino é a forma como a instituição é estruturada e organizada para atingir seus objetivos e metas educacionais. Isso inclui a forma como a instituição é governada e administrada, a divisão de responsabilidades entre os diferentes departamentos, os canais de comunicação e a tomada de decisão.

Também pode incluir aspectos como a hierarquia e as relações de autoridade entre os diferentes níveis de liderança e funcionários da instituição, assim como os processos de trabalho, os sistemas de gerenciamento e avaliação de desempenho. Ela pode ser dividida em três principais componentes: a estrutura pedagógica, a estrutura administrativa e a estrutura educacional.

A estrutura pedagógica se refere ao modo como o ensino é organizado e realizado na instituição. Isso pode incluir a forma como os cursos são estruturados, as metodologias de ensino utilizadas e as avaliações dos estudantes. É composta tanto pela estrutura administrativa quanto pela educacional. Exemplos de estrutura pedagógica:

  • Projeto Político Pedagógico: No qual se encontram visão, missão, histórico, objetivos e valores da instituição, ou seja, sua identidade.
  • Currículo: O currículo define os conteúdos e habilidades que os alunos devem adquirir ao longo de seus estudos. Ele pode ser dividido em disciplinas ou módulos, e pode incluir atividades práticas e teóricas.
  • Métodos de ensino: Os métodos de ensino são as estratégias utilizadas pelos professores para ensinar os conteúdos do currículo. Alguns exemplos de métodos de ensino incluem aulas expositivas, discussões em grupo, aprendizagem baseada em problemas e aprendizagem baseada em projetos.
  • Recursos didáticos: Os recursos didáticos são materiais ou ferramentas utilizadas pelos professores para apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Eles podem incluir livros, vídeos, jogos, laboratórios e outros recursos digitais.
  • Critérios de avaliação: Os critérios de avaliação são os padrões utilizados para medir o desempenho dos alunos e avaliar se eles estão cumprindo os objetivos do currículo. Eles podem incluir provas escritas, trabalhos, participação em aula e outras formas de avaliação.

A estrutura administrativa se refere às atividades de gerenciamento e administração da instituição, incluindo as tarefas relacionadas à finanças, recursos humanos e comunicação.

Em uma escola pode incluir:

  • Diretor: líder responsável por gerenciar a escola e tomar decisões importantes sobre o funcionamento da instituição.
  • Coordenadores: profissionais responsáveis por supervisionar as atividades de um determinado departamento ou área da escola, como o departamento de línguas, o departamento de ciências ou o departamento de artes.
  • Professores: profissionais responsáveis por lecionar as disciplinas e auxiliar os alunos em suas aprendizagens.
  • Funcionários administrativos: profissionais responsáveis por cuidar da parte administrativa da escola, como fazer matrículas, emitir certificados e gerenciar os recursos financeiros da instituição.

Essa é apenas uma estrutura básica de uma escola, e a estrutura administrativa pode variar de acordo com o tamanho e o tipo de escola. Além disso, a estrutura administrativa também pode incluir outros profissionais, como psicólogos, assistentes sociais e outros especialistas que trabalham em conjunto para garantir o sucesso dos alunos.

A estrutura educacional em uma escola é o conjunto de regras, políticas e práticas que orientam o processo de ensino e aprendizagem na instituição. Ela inclui os objetivos educacionais da escola, os métodos de ensino utilizados, as disciplinas oferecidas e as avaliações utilizadas para medir o progresso dos alunos. A estrutura educacional brasileira é determinada pela Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e é definida pela Educação Básica (formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Educação Superior, conforme o artigo 21 da LDB, e pode ser identificada por níveis, etapas de desenvolvimento e modalidades educacionais, como mostra a imagem a seguir.

Organização da estrutura educacional brasileira

 

Cada uma dessas estruturas trabalha em conjunto para garantir o sucesso da instituição de ensino e o bem-estar de seus estudantes e funcionários.

About author

Gustavo é graduado em Gestão Comercial, com pós-graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica e pós-graduação em Gestão Escolar, todas as graduações pela Universidade Positivo do Paraná. É CEO da Icapiedu. Plataforma gamificada que utiliza de uma metodologia socioemocional para realizar diagnósticos nas escolas e fortalecer o protagonismo dos alunos que sofrem com o bullying no ambiente escolar. Por fim, é um entusiasta por uma educação nacional de qualidade e com a cara do Brasil.
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