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A polêmica quanto ao veto da robótica no ensino educacional brasileiro

Recentemente, o governo brasileiro vetou a inclusão do ensino de robótica como obrigatório nas instituições públicas de ensino. A discussão em torno do veto no Brasil tem sido amplamente diversa.

Os críticos argumentam que o ensino de robótica é fundamental para formar cidadãos preparados para enfrentar as demandas da sociedade atual e futura, além de ser uma forma de estimular a criatividade e a inovação. Além disso, há uma preocupação de que o veto possa prejudicar o desenvolvimento tecnológico do país, já que a robótica é uma área em constante evolução e crescimento.

O governo, por sua vez, justifica o veto alegando que não há recursos financeiros suficientes para implementar a proposta e que existem prioridades mais importantes na educação.

O que os dados dizem?

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas 3,7% das escolas públicas brasileiras oferecem cursos de robótica. Isso significa que a maioria das crianças e jovens brasileiros não têm acesso a essa área de conhecimento, o que pode prejudicar o desenvolvimento tecnológico do país e a formação de cidadãos preparados para o futuro. Por outro lado, ainda é impossível democratizar o ensino da robótica e reverter o veto sem o financiamento adequado e a capacitação dos professores, já que a proposta prevê a obrigatoriedade no ensino público.

Os dados do INEP mostram que a educação básica no Brasil ainda enfrenta desafios significativos, como a baixa qualidade do ensino e a falta de inclusão de crianças e jovens de baixa renda. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) de 2019, o Brasil tem 244 mil jovens de 6 a 14 fora da escola, além de outros 700 mil estudantes que estão em atraso escolar.

Com a pandemia, houve o aumento significante desse número e também do analfabetismo no Brasil. Além disso, apenas 49,1% dos jovens brasileiros concluem o ensino médio, o que é considerado uma das piores taxas entre os países da América Latina.

Analfabetismo durante a pandemia. Fonte: G1

Diante desses desafios, o governo brasileiro argumenta que é necessário priorizar outras áreas da educação, como o aumento da qualidade do ensino básico, a diluição da evasão escolar e a inclusão de crianças e jovens de baixa renda. Isso não significa que o ensino de robótica não é importante, mas sim que é preciso encontrar uma forma de equilibrar as necessidades da educação com os recursos financeiros disponíveis, mas é importante lembrar que a Constituição Federal brasileira estabelece a educação como um direito de todos e um dever do Estado.

Portanto, é necessário encontrar maneiras de incluir o ensino de robótica nas escolas públicas, sem prejudicar outras áreas importantes da educação. Algumas sugestões incluem a criação de parcerias com empresas e instituições privadas para fornecer recursos financeiros e materiais didáticos, bem como a capacitação de professores para o ensino de robótica.

Enfim, o ensino de robótica é uma área importante para a formação de cidadãos preparados para o futuro, mas também é necessário equilibrar as necessidades da educação com os recursos financeiros disponíveis. É preciso encontrar maneiras de incluir o ensino de robótica nas escolas públicas, sem modificar outras áreas importantes da educação.

About author

Gustavo é graduado em Gestão Comercial, com pós-graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica e pós-graduação em Gestão Escolar, todas as graduações pela Universidade Positivo do Paraná. É CEO da Icapiedu. Plataforma gamificada que utiliza de uma metodologia socioemocional para realizar diagnósticos nas escolas e fortalecer o protagonismo dos alunos que sofrem com o bullying no ambiente escolar. Por fim, é um entusiasta por uma educação nacional de qualidade e com a cara do Brasil.
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