Quanto o sistema educacional brasileiro foi influenciado por Paulo Freire?

Bullying

Bullying Sexual

Para continuarmos a série Simplificando o Bullying, hoje falaremos sobre o Bullying Sexual.

Caracterização

Esta prática tem por característica o assédio, abuso ou importunação sexual sistemática de um autor para um alvo. Pode ocorrer por meio do toque físico, da fala verbal ou escrita e de intimidações ou ameaças que envolvam a integridade sexual do alvo. Sua prática tem grandes incidências nos ambientes de trabalho, porém ocorre também com certa frequência nas escolas e em sua maioria dentro de casa. As mulheres e meninas são os alvos mais recorrentes, todavia, homens e meninos também demonstram serem alvos da prática com menor intensidade.

Como ocorre? 

Geralmente, ocorre por meio de importunações constantes, como toques físicos sem consentimentos, comentários sexuais, insinuações, olhares indesejáveis, exposições a nudez ou circulação de fotos intimas. No entanto, também envolvem caráter de sexismo e homofobia. Em casos mais extremos, esses abusos podem acarretar em estupro, o que torna esta prática de bullying muito perigosa e preocupante

Como identificar?

O bullying sexual, como dito a cima, não está restrito ao ambiente escolar. Locais de trabalho e a própria casa do alvo demonstram ser os ambientes onde a pratica mais ocorre. Devido a adolescência, no geral, despertar formas distintas de sexualidade aos jovens, alguns grupos passam a expor ou impor alvos a determinados comportamentos. Portanto, é preciso sempre estar atento a esses comportamentos e perceber se está havendo intimidação ou importunação. Também o ensino da educação sexual, com diversas evidencias, demonstra ser útil para identificação do bullying sexual, já que o alvo passa a entender os contextos aos quais é inserido e decide então alertar e denunciar os abusos sofridos.

About author

Gustavo é graduado em Gestão Comercial, com pós-graduação em Habilidades e Competências Socioemocionais na Educação Básica e pós-graduação em Gestão Escolar, todas as graduações pela Universidade Positivo do Paraná. É CEO da Icapiedu. Plataforma gamificada que utiliza de uma metodologia socioemocional para realizar diagnósticos nas escolas e fortalecer o protagonismo dos alunos que sofrem com o bullying no ambiente escolar. Por fim, é um entusiasta por uma educação nacional de qualidade e com a cara do Brasil.
Postagens relacionadas
Bullying

Cyberbullying

Bullying

Bullying Familiar

Bullying

Bullying Preconceituoso

Bullying

Bullying Moral

Inscreva-se em nossa Newsletter e
mantenha-se informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vale a pena ler...
Bullying Físico
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?